*Edição: Jota Carvalho, O Velho Escriba
A obra de Jorge Amado ganha vida nos palcos cariocas em “Gabriela – O Musical”, projeto que foi contemplado no Programa Funarte Aberta, e estreia no Teatro Dulcina, espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte. A produção, do CEFTEM Produções, é uma adaptação de “Gabriela, Cravo e Canela” e faz temporada de 22 de novembro até 8 de dezembro com sessões às sextas e sábados às 19h e domingos às 18h.O Dulcina fica na Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro – Rio de Janeiro/RJ.
O musical, tem direção de João Fonseca e Nello Marrese, e homenageia a cultura brasileira e o legado de Jorge Amado, autor conhecido por retratar a diversidade e os costumes do Brasil em obras que se tornaram ícones da literatura nacional.
Situada em Ilhéus na década de 1920, a narrativa acompanha Gabriela, uma jovem que, ao chegar na cidade, transforma a vida local com sua beleza, espontaneidade e liberdade. A história, além de seu romance com o turco Nacib, explora as transformações de Ilhéus entre tradição e modernidade, em um espetáculo que se conecta com temas atuais, como a liberdade feminina e a luta pelos direitos das mulheres.
Com elenco formado por 24 artistas, “Gabriela – O Musical” combina músicas originais de Tony Lucchesi e João Fonseca com clássicos da MPB, dança e humor. A produção transporta o público ao recriar a atmosfera de Ilhéus dos anos 1920.
“Gabriela, Cravo e Canela” traz a história de Gabriela, uma jovem que, ao chegar em Ilhéus, Bahia, na década de 1920, conquista os moradores com sua simplicidade e beleza, especialmente o sírio Nacib, dono do bar Vesúvio. O romance entre os dois se desenvolve em meio às mudanças sociais e econômicas da cidade, abordando conflitos entre tradição e modernidade. Em “Gabriela – O Musical” a narrativa faz um paralelo com temas atuais, como a liberdade feminina, convidando o público a refletir de forma leve e divertida, além de valorizar a força da cultura brasileira.
“Gabriela – O Musical” faz um paralelo com a atualidade, abordando temas como a liberdade feminina e os direitos das mulheres, incentivando o público a refletir de forma leve e divertida, mostrando ainda a força da cultura brasileira.
Elenco: Allan Baluwt, André Celant, Avner Proba, Beatriz Faria, Clarissa Chaves, Dan Mello, Fernanda Botelho, Gabiá, Igor Barros, Isabella Antunes, Isadora Gomes, Jennifer Lemos, Jhony Maia, Julio Lima, Lucas San, Luísa Gomes, Marcela Amorim, Matheus Damaso, Mathias José, Sarah Aysha, Sofia Kirk, Sônia Corrêa, Tairini e Vinícius Medeiros.