Espetáculo “Robertinho & Nivaldo Convidam” acontecerá dia 28, sábado, às 19h, na Lapa (Foto: Jorge Ferreira/Divulgação)
Duas lendas da música mundial reunidas em apresentação inédita e antológica. Robertinho Silva e Nivaldo Ornelas sobem ao palco da Casa com a Música, na Lapa, dia 28 deste dezembro, sábado, às 19h, no show “Robertinho & Nivaldo Convidam”. Os artistas percorrerão clássicos das seis décadas de carreira de cada um e receberão diversas participações especiais.
Carioca de Realengo, Robertinho Silva é um dos maiores nomes da percussão no mundo e ajudou a definir a linguagem brasileira para a bateria. No início da década de 1970, fundou o grupo Som Imaginário com Wagner Tiso, Zé Rodrix, Tavito, entre outras figuras consagradas, e acompanhou por mais de três décadas Milton Nascimento. Entre os ícones da música com quem já tocou destacam-se Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Moacyr Santos, Sarah Vaughan, Wayne Shorter, George Duke e Ron Carter.
Saxofonista, flautista, compositor e arranjador, Nivaldo Ornelas foi um dos fundadores do “Berimbau Jazz Clube”, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 1960. Logo depois, participou do “Clube da Esquina”, assinando os solos dos principais álbuns de Milton Nascimento e Toninho Horta. Transitando bem entre o popular e erudito, é autor de mais de 200 obras, entre composições para orquestras de câmara ou sinfônica, música popular, trilhas para cinema, teatro e balé, ganhou 16 prêmios e gravou 14 álbuns solo. Entre as participações com outros artistas, destacam-se com Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Flora Purin, Airto Moreira e Wagner Tiso. Ingresso: R$ 50, venda pelo site https://www.sympla.com.br/evento/robertinho-silva-e-nivaldo-ornelas/2770493 . A Casa com a Música fica na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa.
“Carmen Miranda, Jacob do Bandolim e Moreira da Silva
moraram na Rua Joaquim Silva”, lembra Robertinho
Localizada na rua onde viveram Carmen Miranda, Jacob do Bandolim e Moreira da Silva, Joaquim Silva, 67, Lapa, Rio de Janeiro, a Casa com a Música consiste num espaço que reproduz a sala de uma casa onde ocorrem diversas apresentações. A ideia é transportar o público para o conforto do lar, o clima intimista e acolhedor, e promover a união tendo a música e a diversidade de estilos como ferramentas.

Entre os nomes que já passaram pelo espaço, estão Azymuth, Geraldo Azevedo, Carlos Dafé, Toninho Horta, BK, Sandra Sá, Carlos Malta, Jane Duboc, Arismar do Espírito Santo, Mauro Senise, Farofa Carioca, Kiko Continentino, Reppolho, Muato, Luciane Dom, Theo Bial, Roberta Ribeiro, Nana Kozak, Soul Guanabara e Beraderos. “Carmen, Jacob e Moreira, moraram na rua da Casa com a música “, relembra o internacional Robertinho Silva.