Literatura

Heath Tips

  • In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a
  • Fringilla vel, aliquet nec, vulputateDonec pede justo,  eget, arcu. In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo.Nullam dictum felis eu pede mollis pretium.

Post Widget 2

Espetáculo “O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas” satiriza concentração de riquezas

Espetáculo “O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas” satiriza concentração de riquezas

Edição: Jota Carvalho, O Velho Escriba
jota.carvalho@yahoo.com
resenhaculturalecia@yahoo.com

Com ironia e humor, o espetáculo “O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas” é um crítica à dominação econômica e cultural, trazendo à tona o debate sobre a concentração de renda nas mãos de poucos, em detrimento da miséria de muitos. Dirigida por Wellington Fagner e Junior Melo, o espetáculo chega a sua última semana de apresentações e está em cartaz na Arena do Sesc Copacabana até 8 de dezembro, com apresentações de quinta a domingo, sempre às 20h. Os ingressos custam R$ 7,50 (associados do Sesc), R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira).
A montagem é uma adaptação e atualização de Julian Boal da peça de 1973, de seu pai, dramaturgo Augusto Boal. O espetáculo parte de questionamentos como: quem são os “Tio Patinhas” de ontem e hoje, desde os donos de grandes indústrias até os gigantes do comércio online? Qual é a influência deles nos contextos sociais, econômicos, políticos e culturais de um país como o Brasil?
Deslocando a dramaturgia de Augusto para o Brasil contemporâneo, Julian Boal comenta que acompanhar o processo de criação foi experiência emocionante.“Na sala de ensaio, foi impressionante ver as interpretações das gerações mais jovens, me fazendo descobrir camadas e referências históricas que eu não havia notado antes. A equipe inteira trouxe novas ideias e soluções, fazendo com que o texto dialogasse ainda mais com o público de hoje”, destaca. O diretor Junior Melo ressalta que a peça aposta em uma roupagem carnavalesca. “Os desfiles de escolas de samba, nos quais o acúmulo, a festa, as alegorias, o exagero e o caos se entrelaçam na nossa linguagem. Essa estética contamina todo nosso espetáculo, junto a sonoridades que evocam o universo fantástico dos quadrinhos e animações, refletindo nossa ingenuidade política como nação”, conta.
As escolhas instrumentais e narrativas reforçam abordagem crítica do espetáculo, como explica o diretor Wellington Fagner . “Optamos por elementos como a comunicação direta entre ator e público, a música comentando a ação, a exposição das coxias, a ruptura de tempo e espaço e o ator como crítico e agente da história”, comenta.

Após atuação no premiado ‘Revolução na América do Sul’ grupo produz Tio Patinhas

A produção é realizada por um grupo de dez artistas periféricos da Baixada Fluminense e            outras regiões do Rio de Janeiro, os mesmos que participaram da montagem do premiado          espetáculo Revolução na América do Sul, indicado ao 16° Prêmio APTR de Teatro. Sendo           assim, a parceria deste projeto com o Instituto Augusto Boal possibilita que a obra dele seja      pensada e encenada por artistas periféricos que são atravessados pelas questões abordadas,        apontando um olhar engajado e crítico sobre a realidade atual.
A atriz Bárbara Abi-Rihan, integrante do elenco, destaca que encenar Boal é um privilégio: “Ele nos conduz com leveza e humor ao universo fantástico dos quadrinhos e nos traz de volta à        realidade para olhar criticamente a nossa própria história. Nos permite partilhar                         com o público uma experiência de festa, música e imagens poéticas, mas sem abrir mão da    densidade quando o assunto é sério”, pontua.
Antes de chegar aos palcos, “O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas” foi apresentado como Leitura Dramatizada na Bienal Todos São Palco, na Europa. Inédita no Brasil, a peça teve apenas uma montagem anterior em Buenos Aires.                                                                              Elenco: Bárbara Abi-Rihan, Cássio Duque, Levi Duarte, Nathalia Cantarino, Pedro Barroso,     Ritiele Reis e Vinícius Mousinho.

Jota Carvalho

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também x